Quem comanda 2009

Depois do Dia de Reis, começamos o ano regido por Iansã e Oxóssi, conforme o candomblé. Por ser m ano com final 9, tem coincidência com o Odu 9 (Ossá), trazendo uma forte presença da Orixá Iemanjá, esta bem conhecida dos brasileiros. Há também, segundo os sites de candomblé que consultei e de onde tirei este material – boa fonte é http://ocandomble.wordpress.com – a energia presente de Xangô, Ossain, Oxóssi e Iansã.

Mais do que nos anos anteriores, temos o campo aberto para nossos sonhos, entretanto entremeados com a energia que teremos de desenvolver para “fazer acontecer”, já que a regência de Iansã traz os ventos e relâmpagos, numa comparação com as instabilidades que temos e por vezes vem à superfície, como as forças da natureza em nós. Iansã, é a senhora da coragem, dos rompantes, sem medo. Divindade do Fogo e da sensualidade, Iansã representa o movimento e a continuidade das gerações. Nos períodos regidos por ela, tente controlar os seus impulsos. Não decida nada sem pensar bem antes.

Nos períodos regidos por Oxóssi é de esperar alguma prosperidade porque Oxóssi traz muita fartura. Oxóssi é um orixá que traz a verdade (no seu jeito próprio, diz a verdade na cara, doa a quem doer). Os dois juntos marcarão um ano de verdades e descoberta de segredos, ou seja, o que estava escondido virá à tona.

Por isso, teremos um ano de oportunidades para o encontro com nós próprios, para iluminar os nossos corações e atravessar as crises individuais e coletivas, principalmente no primeiro semestre. Como sempre, temos de fazer a nossa parte, que como aprendi há tempos com alguém iluminadíssimo, é o maior trunfo dos vivos, dos encarnados, “a capacidade de fazer de uma faca uma arma ou uma ferramenta para dividir o pão para que todos comam e não sintam fome”.

Use bem sua faca em 2009 para que todos possam comer sem culpa...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido