Inove para sua Saúde Financeira - II

Para quem tem um núcleo familiar e/ou dependentes:

Inove propondo desde já um desafio, que é economizar nem que sejam trinta reais mensais; para isso todos podem contribuir usando menos a eletricidade e mais a luz natural, reduzindo o consumo de TV e outros eletrônicos, sendo mais racional no uso da água e energia. Outra idéia é listar o que será o menu da família e com isso utilizar integralmente os alimentos.


Inove propondo fins de semana diferentes juntando todos em atividades participativas, que podem ser gincanas com as crianças, passeios ao ar livre – qualquer coisa que não implique em ir a centros de compras e consumo – visitas a museus e parques que normalmente são gratuitos ou não tem custo. Na internet há centenas de opções de programas divertidos a preço simbólico ou gratuito. Sem falar que há postos de internet gratuitos em diversas cidades brasileiras.


Inove sugerindo que o celular seja usado mais para envio de mensagens do que longas conversas. O sistema de mensagens é bem mais barato e eficaz para informar o que é necessário sem precisar gastar minutos caros em telefonemas.


Inove criando um plano com toda a família para que cada um realize um pequeno desejo com a economia alcançada, que pode ser desde a ida a um restaurante novo, um novo jogo, roupas novas (mas tudo comprado à vista, sem gerar despesas), e fazer disso um programa com prazo e objetivos claros, para que todos se empenhem em fazer sua parte na economia da família.

Para quem tem uma empresa:

Inove observando o cotidiano, a rotina da empresa e o que ela está trazendo de resultados; há muita gente que se habitua a simplesmente “fazer o que tem que ser feito” e não observa a rotina de trabalho. Veja se há desperdícios, se os preços dos serviços ou produtos estão coerentes com o mercado, a concorrência, e analise o que pode ser feito para aumentar a solicitação de clientes para seus produtos e serviços.


Inove vencendo a barreira de enfrentar os custos e mesmo débitos pendentes da empresa, colocando tudo numa planilha e vendo o quanto será necessário para sanear dívidas e reduzir gastos. Faça isso antes de pensar em demitir pessoas ou fazer cortes que podem afetar sua produção ou qualidade dos serviços prestados.


Inove reunindo sua equipe de trabalho – que pode ser somente você ou uma pessoa, não importa – e estabeleça um plano estratégico claro de crescimento do seu negócio. Isso não é coisa somente de grandes empresas, mas ao alcance de qualquer um, seja o mais simples negócio. Analise o que precisa ser feito para a prosperidade de seu trabalho.


Inove controlando o desperdício de recursos – por vezes a rotina que você tem no dia a dia não deixa tempo para nada, mas convenhamos, sempre há uma perda de tempo com conversas desnecessárias, emails engraçados, e outras coisas que distraem muito e reduzem seu tempo produtivo. Veja se isso acontece com você ou com a equipe, e procure incentivar um comportamento mais inteligente no uso do tempo e dos recursos disponíveis, para que a prosperidade tenha mais lugar em sua empresa e em sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido