Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?


Esta pergunta é daquelas que todo mundo tem dúvida mas ninguém tem coragem para perguntar para não se sentir pagando mico, assim como outras “místicas” que se misturam aos bons costumes. Vamos conhecer algumas delas, além da que dá o título do post.

. Bolsa no chão é deselegante – objetos deixados no chão definitivamente nada tem de elegantes e sobram possibilidades de contaminação principalmente porque depois pegaremos a bolsa, a mochila ou pasta para caminharmos com estes objetos ao nosso lado por horas. Há também a superstição que deixando no chão o dinheiro “cai”. Boa parte das superstições foi criada justamente para educar pelo medo, portanto nada melhor do que deixar a bolsa num lugar seguro – que tal junto com você sempre?

. Ainda se beija a mão? – sim, em situações onde a pessoa beijada está sendo reverenciada. Recentemente vi a atriz Fernanda Montenegro ser recebida para uma homenagem e alguns homens tomaram a mão da diva para beijar, num gesto de sublime respeito. No dia a dia não cabe e se fizer será mais para uma piada do que para uma circunstância social.

. Andar com lenço limpo no bolso para eventualidades – aqui cabe uma ressalva: se o portador do lenço se sentir mais seguro fazendo isso ok. Hoje em dia temos lenços descartáveis que evitam a proliferação de micróbios, que num tecido permaneceriam. Mas a pergunta é: eu tenho que aceitar se alguém me oferecer um lencinho de pano? Com elegância, aceite mas analise se é o caso de usar. Se não for, simplesmente pegue, disfarce e devolva, agradecendo.

. Prendo o espirro? – não, nunca, jamais. Prender espirros provou-se uma técnica que faz muito mal à saúde podendo até estourar o tímpano. Se o seu espirro (ou muitos espirros, como acontece nas crises) começar a incomodar, simplesmente peça licença e saia do ambiente. Providencie lenços descartáveis ou papel toalha, procure manter a calma pois espirrar é um ato fisiológico natural. Quanto maior o nervosismo mais se espirra, portanto tente se acalmar para aos poucos retornar à condição natural.

. Digo “saúde” se alguém espirra? – não mais, e se disser não se sinta ofendido se ninguém disser “obrigado”. Atualmente não se espera que alguém deseje “saúde” só por ter espirrado, mas no passado era algo que tinha como sentido declarar saúde ao doente – lembre que antes da penicilina o povo morria fácil fácil... – e por isso surgiram os dizeres “Deus te crie”, “saúde”. Lembre que tossir e espirrar são atos naturais, nada mais do que isso.

Comentários

muito bom! não sabia disso. Sempre espero um "saúde" depois de espirrar. Na verdade, acho que poderíamos dizer "saúde" ao invés de bom dia, boa tarde ou boa noite. Saúde é sempre legal ter e manter. Mas que eu espirro alto, ah, isso sim. Adooooro!

Postagens mais visitadas deste blog

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido