Pequenos detalhes

Antes de falar de mais outros pecados capitais, penso que é relevante - mais do que isso até, fundamental! - comentar sobre as pequenas coisas que fazem grande diferença. Estas coisas são pequenos detalhes, capazes de afetar a imagem maior como um todo.

A consideração com o outro é um deles. Outro dia vi uma pessoa dita brilhante e divulgadora de suas qualidades enquanto alguém preocupado com causas sociais; mas no mesmo dia notei a aspereza do comentário dela com uma das pessoas da equipe de produção, pessoa simples, que se sentiu mal (e eu também) ao ouvir o comentário. Este detalhe do comentário era inversamente proporcional a tudo que a pessoa dita brilhante havia falado até há pouco, e confesso que empanou o verniz que tinha, não só para mim como para a pessoa afetada pelo comentário, e por outros que ali estavam.

Por vezes o pequeno detalhe é o descuido. Como diz-se aqui em São Paulo, é "curvar demais e aparecer a rendinha". É a coisa largada no chão, como num oposto ao excesso de zelo, de limpeza. É o retorno prometido que não houve, o comentário que iria ser feito e foi esquecido. Mas o pior deles é a promessa dita vã, porque de vã nada tem.

E os outros lembram.

Por certo que todos somos erradores compulsivos - e em muitos casos, como esta que vos fala, em demérito pessoal - mas penso que parte do que é dito como "melhoria contínua" deva ser a atenção aos pequenos detalhes, pensando com empatia. O que o outro vê do que digo ou faço? E como posso melhorar minha interação, espalhando satisfação - que trará uma energia maravilhosamente construtora ao nosso redor - que voltará para nós mesmos?

Para começar o dia, olhe os detalhes, e exercite o observador interno. Deixe o crítico de lado mas use o observador interno. É o primeiro passo.

Comentários

Anônimo disse…
Os detalhes fazem toda diferença. Difícíl é ficar atento a tantos detalhes, pois sempre algum acaba escapando. É realmente um exercício diário.

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido