O dia do desafio

Hoje cedo vi na Oprah duas famílias que aceitaram um desafio do programa para viver com menos desperdício e melhor aproveitamento dos recursos. Quando assistia ao programa não imaginava que serviria como um "antecessor" do dia que se seguiria.

É muito bom ter desafios, principalmente quando nos incomodam.

Tenho desde agora um desafio pessoal, que quando concluído será muito bem divulgado, pois será base de um produto novo a apresentar. Posso adiantar que é algo que, antes de ser devidamente proposto, fazia parte do meu sistema "acomodamentado" e eu precisava deste empurrão extra para mudar o paradigma e fazer acontecer.

Nada como um movimento mesmo pequeno para girar o mundo ao nosso redor, e assim podermos vencer um desafio que nos incomoda.

Falando do programa da Oprah, o desafio consistia em controlar o consumo desenfreado, o desperdício constante que mais parece que "sempre foi assim". As duas famílias americanas que encararam o problema sofreram um bom bocado, mas viram que, ao controlar desperdício, conseguiram economizar - pasme! - mais de US$ 500 em uma única semana.

E se não tivessem encarado o desafio, nunca teriam idéia que isso seria possível.

Proponho a quem quer mudar fazer o desafio pessoal: colocar a meta com base na finalidade maior (o para que) e aceitar a mudança, a proposta. Depois de alguns dias - já li que, para funcionar algo assim é preciso fazer pelo menos por 21 dias; eu segui isso e deu certo em outro desafio assumido - o grau de dificuldade diminui e as coisas começam a ficar mais naturais. Isso vale para tudo: regime, procurar emprego, economizar... só precisa do empurrão, que é o desafio. Não sou a Oprah, mas convido-te a participar. Vamos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido