Necessidade e Vontade

No fim de ano parece que as pessoas ficam muito mais cheias de desejos do que nos outros períodos. Lógico que a propaganda ajuda muito: imagens sorridentes, natalinas, presentes, troca de carinho... e assim vai. Daí que se você não estiver bastante centrado no seu equilíbrio interno, pode correr o risco de confundir vontades e necessidades.

Necessário é o que é preciso, de precisão. O item na vida mais necessário a todos nós é gratuito: ar. Depois vem a água, o alimento e o abrigo. Saúde é algo que nascemos com ela, e por vezes escorrega pelos dedos por razões diversas, mas na maioria das vezes nascemos saudáveis, plenos de saúde. E saúde é necessidade.

Vontade funciona diferente: a vontade pode até ter relação com a necessidade, mas a estatística mostra que não é bem assim... Vai desde a dieta restritiva que impõe menos calorias, e a vontade de quebrar a programação da dieta fala mais alto ao ver um brigadeiro ou uma fatia de pizza quentinha. Ninguém morre por falta de brigadeiro ou pizza, mas a dor da ausência, da vontade não satisfeita chega a enlouquecer certas pessoas...

Todos nós temos necessidades, e é mais do que honesto ter a clareza das vontades. O que importa é saber a hora ideal para que a vontade se transforme em algo concreto, e por muitas vezes isso requer planejamento. Lógico que quando a vontade é de comida o planejamento fica mais “frouxinho”, entretanto se a vontade for de algo maior e plenamente capaz de acontecer, o como fazer será fundamental para que a vontade se concretize sem efeitos colaterais: dívidas, culpas, arrependimentos.

O mundo cresce e se expande graças a vontades diversas, porque as necessidades se resumem nelas mesmas. A vontade de ser cada dia diferente e melhor amplia horizontes, gera negócios novos, a busca de soluções e descobertas, entre diversas manifestações. A vontade, em si, não é mazela nem superficialidade. Traz em si a energia necessária para a transformação e melhoria contínua. E é muito justa.

Pense sobre as suas vontades, e defina o que realmente deseja ter na vida, concretamente. A partir deste pensamento a vontade ganha o primeiro passo para ser vivida: a sensação de no futuro consegui-la. Não traga a culpa para a vontade e nem justifique sua vontade como necessidade. Deixe que ela seja sentida e torne-se o sonho que irá se realizar conforme a sua... vontade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido