Lições de matemática

Para fechar a semana, lembro de um bom exemplo de como as coisas acontecem a partir de uma base lógica:

O processo da lógica matemática serve como parâmetro para muitas relações do cotidiano, e é simples: valores positivos somados aumentam seu valor; valores diferentes (positivos e negativos) acabam por subtrair do maior para o menor (se o valor negativo é maior, este prevalece), e valores ambos negativos somados também aumentam. Algo como:

+1 +3 = +4
+1 -4 = -3
-2 +8 = +6
-3 -5 = -8

Transformemos os valores em elementos do cotidiano, e temos: ações positivas seqüenciais resultam em mais ações positivas. Ações positivas e negativas acabam por diminuir e prevalecer a de maior valor. Ações negativas seqüenciais ficam ainda mais negativas. E para anular cargas negativas serão necessárias ações positivas mais fortes, intensas. O interessante é que podem sempre ser anuladas tanto as ações positivas quanto as negativas, somente dependendo do referencial adotado.

E quando falamos sobre valores, seja da matemática da academia ou da matemática do cotidiano, percebemos que o fator constante é a mudança. Os números não permanecem inteiros o tempo todo; podem estar com valores positivos ou negativos. A dinâmica do cálculo permite que possamos ter variações, e nelas encontramos a solução de muitas equações do cotidiano. Por vezes, uma ação dita negativa (uma crítica) em carga equilibrada pode gerar um resultado positivo (uma mudança para melhor) porque o valor das idéias positivas que vieram a partir da crítica (já que criticamos algo ou alguém com o intuito da melhora, e principalmente sem deixar de lado o carinho e respeito, valores altamente positivos) pode resultar em elementos positivos eficazes.

Pense em como estão suas relações matemáticas consigo mesmo, na principal equação que realmente importa, que é a nossa de cada dia, única e exclusiva. E faça dela a base para um crescimento exponencial de resultados na vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido