Delícia de rotina...

Que muita gente reclama de rotina – ah, tudo sempre igual, mais um dia! – é bem comum, mas o fato que observo no cotidiano é que mais gente gosta de tudocertinho do que do contrário.

Mas quando eu falo do tudocertinho tem muito mais a ver com o fato de ter surpresas, porém pequenas, no dia a dia. No fundo, todos gostamos de ter um roteiro do que teremos pela frente, como um pequeno protocolo de como as coisas são.

É delicioso se surpreender com novidades; entretanto, saber de fatos desagradáveis (ou fora do controle, nem que seja no primeiro momento) quebra o sistema e desregula o que foi planejado. Joga na vala do desconforto.

Quando se chega próximo ao fim do ano fica aquela sensação eufórica das festas, e de que tudo sempre dá certo como que por milagre. É também uma rotina: vários eventos se sucedem e trazem um sentido de alegria, contentamento, que tem seu ápice na virada do ano e nos sonhos que, desta vez, vão acontecer, dar certo.

Também é uma rotina.

A rotina pode ser extremamente boa para nosso desenvolvimento quando é analisada, pensada com critério. É nela que estão os futuros hábitos – desde o escovar diário dos dentes até a prática esportiva regular – e dela vem a disciplina para que tudo aconteça conforme se deseja. A rotina cria o hábito e fortalece a disciplina.

Curta sua rotina para que ela traga a sua evolução, sem estagnar, mas para desfrutar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido