E na reta da primavera...

Sempre o mês de setembro reserva a pergunta: o que fazer para o fim de ano ser especial? Agora falta pouco, efetivamente, já que a primavera começa e com ela vem o som do verão – que aqui no Brasil é o grande divisor de águas, é hora de aproveitar a vida e o lazer, é o momento – que, como sempre fica com a idéia do que fazer para “fazer ainda melhor”.

Como consultora financeira, a primeira coisa que me vem é o planejamento realista do que se quer para os meses de férias, festas e lazer. Praia ou campo? Festar com muitos ou poucos? Defina o que quer fazer considerando SUA VONTADE REALISTA. Isso é fácil de entender: não é nem escolher “o que dá”, mas também não é querer tudo ao mesmo tempo agora (deixe a fantasia das Ilhas Gregas para as férias de inverno brasileiras, compreende?).

Sabendo bem o que quer, comece a estruturar os passos necessários para atingir o objetivo. A festa de natal será maravilhosa? Calcule quanto irá custar a festa sempre com uma pequena margem se houverem imprevistos. Reformar a casa para entrar em 2009 com tudo lindo? Veja bons fornecedores e estime quanto isso irá requerer dos seus investimentos.

Mas há quem tenha débitos pendentes, e o coração se divide em dois: um lado quer quitas as dívidas e o outro quer gastar, aproveitar. Para isso, divida também deixando uma verba para diversão mas privilegie o pagamento da pendência. Quanto antes melhor, pois terá menos juros e correção (além de multas) sobre o principal. E aproveite para exercitar seu dom de negociação: proponha quitar a dívida com um valor menor, pagando à vista e em dinheiro; normalmente, por ser o segundo semestre, há grandes chances de se conseguir bons descontos (que serão reduções nos juros, nada mais do que isso), e mais dinheiro poderá ficar para ser guardado e parcialmente usado para seu fim de ano feliz.

Aproveite a primavera para renascerem seus planos e projetos, e garanta um 2009 esplendoroso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido