A Calmaria

Vida que tem movimento – que é o sonho de muita gente, ancorado no que a mídia apresenta como símbolo de sucesso – é excitante e traz todo um colorido que pode ser traduzido em felicidade. Entretanto, vida em movimento significa também mares revoltos, tempestades ocasionais e movimentos inesperados, tal como a natureza se movimenta. E neste movimento há os tempos de calmaria.

Calmaria pode significar parada técnica, momento de pausa. Eu prefiro pensar na calmaria como elemento fundamental para refletir sobre para onde se vai e como se vai. É o tempo de pensar, de avaliar o que foi feito, o que a “natureza” fez e trouxe resultado. Hora de balancear as ações.

Mares revoltos tem momento de pausa, de tranqüilidade, quando toda a vida marinha se acalma – o detalhe é que a tempestade no mar atinge as camadas superficiais, e muita riqueza do fundo do mar permanece calma, intacta, como que uma base parada para a vida fluir, movimentar – e as viagens dos humanos por eles se tornam mais seguras e fáceis, mesmo que nunca seja tão fácil assim navegar em mar aberto (entenda isso também como uma metáfora).

A calmaria tem o dom de fazer com que enxerguemos melhor os pontos cardeais, as referências. É hora de alinhar a direção da trajetória.

Que o fim de semana seja de calmaria para preparar suas grandes viagens de felicidade...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido