Mercados flutuantes

A expressão tem raiz no mercado de capitais, mas aqui gosto dela para designar como a economia e os negócios tem respostas conforme o psicológico de toda uma população. Há quase 21 anos atrás ouvi isso de um gerente a quem eu reportava, e embora eu desconhecesse muito o comportamento macro dos negócios, sempre achei que crises e oportunidades, estagnação e prosperidade seriam mais valores psicológicos, conforme o referencial adotado.
Se eu creio firmemente que a economia está estagnada, sem dúvida é isso que ela irá me mostrar. Há setores estagnados, sem dúvida; mas outras áreas de negócio tem aberto oportunidades constantemente. Quem tem perfil empreendedor deve ter esta clareza para, a todo tempo, fazer os ajustes de rota necessários. Sem isso, o fracasso é certo.
Se eu creio firmemente que a economia está aberta a oportunidades, e que as pessoas querem consumir novos produtos e serviços (e depois dirão "como consegui viver até hoje sem isso, meu bom Deus!"...) nada como analisar a extensão e potencial para assim trazer soluções bem sucedidas para todos - quem faz, quem distribui, quem consome e quem retorna isso tudo para um círculo virtuoso.
O mercado é flutuante, depende do referencial adotado. Pense nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido