As Oportunidades

A origem da palavra está em oportuno, aquilo que está na hora certa e no lugar certo, com a pessoa certa. É oportuno, é ideal e bem colocado. A oportunidade é isso, em definição, aquilo certo na hora certa e momento certo. Porém, precisa ser visto para que se torne oportuno.

Vejo que muitas pessoas tem tido sucesso nesta dinâmica contemporânea, e em todos os casos mais recentes houve a percepção de uma oportunidade. Não foi sorte, foi o resultado desta conjunção momento-lugar-pessoa azeitada pela vontade da última em obter o sucesso. É como a pescaria bem sucedida.

Vejamos: o pescador inexperiente até pega seus bagrinhos, mas é o acaso que os traz. Por vezes a isca é ruim, inadequada aos peixes que ali estão. Já o pescador de longa data sabe reconhecer qual a isca mais atraente, a quantidade a colocar, o ponto mais piscoso, a matreirice do peixe, a hora ideal e assim consegue pescar aquilo que espera ou até mais. Ele “estudou” o ambiente do negócio e assim torna-se capaz de tirar proveito do volume de oportunidades piscosas que o lugar apresenta. Não foi sorte.

Seja qual for sua área de atuação, é certo que nela existam bons lagos piscosos, ou mares piscosos, se preferir. Para uma boa pescaria, e bons negócios, é preciso conhecer bem o cenário e o comportamento para que a oportunidade seja vista e aproveitada. Há oportunidades em tudo, aguardando a pessoa certa no momento certo ter a atitude certa de enxergar e fazer a coisa certa. Aproveite as oportunidades, principalmente quando estiverem escondidas sob águas calmas e até turvas – sinal de muitos peixes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido