São João

Ontem foi o dia de São João, o segundo dos santos juninos. Como reza a tradição, é um dia bem frio, geladinho, bom pra tomar quentão ou o vinho quente com pedacinhos de maçã; para curtir fogueira mesmo sendo de gás (o hábito de usar lenha não é de todos, e tão mais prático é ligar o gás e fazer da casa um forninho...), relaxar curtindo o lado tradição-família caipirinha. E curtir São João.

Por aqui o lugar onde mais se festeja a Festa Junina não registrou temperatura baixa; pelo contrário, em Pernambuco e todo o Nordeste o mais fresquinho ficou em 21 graus. E de lá vem a história festeira do santo, São João Batista, aquele que batizou Cristo. É dito que nasceu em 24 de junho e para comemorar a data o que não pode faltar é dança e muito, muito forró.

A lenda diz que São João dorme e só acorda com os fogos; dizem que se ele ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, “não resistiria e desceria à terra”. As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arrendondada.

Tem mais: o mastro de São João, que deve ser levantado no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro. O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro. Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada.

Mas o santo que dá o nome das festas juninas – que são festas de São João – quer mais é alegria, dança, música simples e gostosa pra acompanhar a comilança farta, a diversão leve, a troca de olhares na festa e um clima tão brasileiro que vai muito além do que foi a origem em Portugal – é festa pra esquentar o clima, a alma, a cabeça e coração. E viva São João!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido