De dentro para fora

Recentemente ministrei treinamento em Etiqueta Empresarial, para uma equipe de uma multinacional de informática. O grupo participante foi extremamente aberto a novos conceitos e informações, bem como atualização de conhecimentos.
O curioso é que, no primeiro momento, ao se falar em Etiqueta, a imagem é de algo como "set de regras de como sentar, falar, pegar a xícara, usar talheres..." e acontece sempre uma resistência, porque, com esta imagem, parece coisa de gente antiga.... No entanto, Etiqueta hoje é algo revalorizado porque os conceitos que eram senso comum agora voltam ao cenário como elementos que tem feito falta no mundo corporativo.
O outro detalhe é que a Etiqueta difere bem de um set de regras. Ela é resultante de um conhecimento prévio de si mesmo, portanto parte da própria pessoa para o ambiente. O que visa a Etiqueta é, em última instância, a Ética. A relação boa entre pessoas que respeita os envolvidos, enaltece o que há de bom e mantém atenção no que precisa ser melhorado por um pleno autoconhecimento. Tudo isso junto resulta em uma melhor e mais satisfatória interação entre pessoas.
Etiqueta Empresarial ou mesmo a Social é algo que tem a mancheias em livros e mesmo na Internet, e pode (deve) ser revista, lida e atualizada por todos, de tempos em tempos. Ela nada tem com forçar a natureza da pessoa, mas sim com enaltecer a natureza trazendo luz a algo que faz diferença: Estilo. Algo que não é comprável, mas sim conquistável pelo autoconhecimento, pela satisfação de si mesmo e pelo meio e natureza onde se vive. Ter Estilo é maravilhoso, independe de conta bancária recheada mas totalmente de se conhecer bem. Estilo e Etiqueta juntos, ai, nem fale!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido