Empreendendo sucessos

Empreender é um processo que creio ser para poucos, aqueles com coragem para administrar o risco que é significativo em montar um novo negócio, seja qual for o tamanho e área de atuação. Costumo dizer que empreender traz somente dois sentimentos: o medo e desconforto perante as dificuldades que por certo vão surgir, e a vontade de encarar o desafio, crescer e sentir a adrenalina em ação ao desenvolver da idéia o concreto gerando resultados e lucratividade.

Para auxiliar os que estão no segundo grupo, trago algumas luzes para reflexão:

. clareza da área onde atuar - por vezes empreendedores tem como forte motivação o sonho de um determinado negócio; embora isso seja altamente importante para manter o dinamismo em alta, é preciso saber bem o panorama do mercado, consumidores, local e forma de desenvolvimento do trabalho. Isso é conseguido pela observação, por pesquisa e principalmente por uma visão crítica dos prós e contras da área onde o negócio estará;

. espírito empreendedor líder - mais que tudo, o empreendedor é um líder, que começa liderando a si mesmo; em pouco tempo o negócio cresce e precisa mais do que antes de uma liderança para sua condução. Com o tempo, passa a ter colaboradores, e nesta etapa é crucial saber bem o que se espera da equipe e agir como o líder de pessoas com foco em resultados. A empresa somente cresce quando há claramente definido o líder e seu estilo;

. ter orçamento realista - mesmo para vender bolos caseiros é preciso calcular exatamente quanto custou fazer para ter margem de lucro sobre a ação desenvolvida, porque não fazer o mesmo em todas as áreas do comércio, indústria e serviços? não existe empresa, seja qual for o porte, sem um bom orçamento e estimativa de retorno sobre o investimento, o famoso ROI (return over investment); calcule seu custo, desde o valor por hora até o custo de manutenção da limpeza do seu ambiente profissional. Tudo impacta para o bom andamento dos negócios no ponto mais nevrálgico, que é o capital. Lembre-se que o negócio existe para dar lucros!

. organização e rotina definidas - a empresa pode ser extremamente criativa e ter um dia diferente do outro por sua natureza; mesmo assim ela tem uma rotina, seja de horário ou de procedimento. Tenha clareza sobre a rotina e metodologia do seu trabalho e de seus colaboradores.

. versatilidade - o empreendedor é capaz de realizar várias ações, é flexível para se adaptar ao universo de negócios e tem conhecimento de todas as áreas de seu negócio. Portanto, por vezes fará todos os papéis, desde o encarregado de pagamento das contas em bancos (outra forma de dizer office boy) até empacotador e fazedor de café. O empreendedor está pronto para tudo, e é como o bambu: pode vergar até o chão mas volta à sua posição original, depois que o vento amaina.

. humildade - o empreendedor líder aprende com seus colaboradores, com seus clientes, com todos os fornecedores e com os concorrentes; está com olhos e ouvidos abertos para perceber o mundo que o cerca e filtra o que interessa para crescer em seu negócio.

. persistência - começar um negócio é como observar uma criança em seus primeiros passos: cai, levanta, por vezes chora um pouco mas logo retorna à tentativa; quando fica em pé com apoios, sorri, e assim vai galgando firmeza perante os obstáculos; o detalhe é que, mesmo ao atuar como colaborador em uma empresa o indivíduo passa por situações que irão exigir muita persistência, até porque o chefe solicita isso; neste caso, como empreendedor, você é o chefe e você é o exemplo maior de persistência perante seus colaboradores, clientes e público.

. muita garra - aqui é aquela emoção que transforma dificuldade em desafio; distância em caminhada; complicação e problema em questão a resolver; mistura todas as anteriores e acrescenta o brilho nos olhos, na postura, na interação com os outros e em tudo o que faz por ter vontade, por querer e saber que irá conseguir. É o que traz o líder em sua atuação quando fala de seu negócio e motiva a si mesmo e todos que o cercam. É o tesão, a emoção, a superação atingida todos os dias por acreditar plenamente no que se quer. Algo que é autoexplicativo, e parte do interior do empreendedor, de si mesmo. Com garra e tudo o mais, torna-se um alavancador de sucessos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido