Falar a mesma língua

Sabe o que é o paraíso? É o lugar onde todo mundo fala a sua língua. Só isso.

Pense o quanto é complicado viver num ambiente no qual você não consegue ser efetivamente compreendido. Um ambiente onde a linguagem difere demais do seu modelo de pensamento e cultura. Agora pense em viver num local onde todos compreendem o seu sistema de símbolos, comparações e cultura. Muito mais fácil, mamão com açúcar.

Esta análise uso para exemplificar como é importante compreender e ser compreendido. Ou seja, ter a mesma linguagem. Isso é algo que se consegue com esforço e atenção, principalmente quando se trata de uma relação na qual temos interesse – comercial, afetivo, sexual, qualquer – e precisamos de um resultado positivo.

Outro dia ouvi a história de uma pessoa que dirigia tarde da noite numa transversal da marginal Tietê. À frente dois carros passavam meio lentos, como que “segurando” o tráfego. Ele acelerou e passou pela direita, visando ganhar espaço e desenvolver o carro.

Foi a senha. Os dois carros rapidamente aceleraram como que se estivessem numa corrida, um racha. Começaram a agir ao volante como que numa intimidação, buscando fechar o “adversário”. Por bom senso e compreensão atrasada da linguagem a pessoa manteve o controle e optou por seguir em direção diferente, evitando outra situação de confronto no tráfego. Assim, o “racha” acabou e tudo correu bem.

No entanto, se a pessoa que me contou a história estivesse armada a coisa teria um final péssimo. Isso se deveria não por uma rivalidade existente, mas por uma linguagem mal compreendida que trouxe uma interpretação ofensiva. O acelerar para se desvencilhar de carros lentos foi compreendido como uma provocação para o sistema de crenças e cultura dos dois motoristas. E por pouco o caso não se transformou em algo de graves e grandes proporções.

Pense nisso e tome cuidado com a linguagem.

Comentários

Anônimo disse…
Equilíbrio é a chave para os bons relacionamentos... tanto pessoal, quanto profissional ou social. Parabéns pelo texto, me identifiquei com ele.

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido