FAQ Etiqueta Empresarial

. Como devo "espalhar" meus cartões de visita?
Primeiramente, jamais "espalhar", mas sim entregar em contatos comerciais nos quais esteja claro que você pretende manter o contato; não saia desperdiçando cartões para qualquer eventualidade, pois isso banaliza o cartão. Lembre-se que o cartão de visitas tem que estar sempre atualizado, com os dados corretos. SE houve mudança de número ou de informação, e não seja possível imprimir novos, coloque uma etiqueta adesiva com os dados corretos no verso do cartão, e passe um único risco sobre o dado ultrapassado (nada mais do que isso, para não virar um garrancho!).

. E o celular, como lidar elegantemente com ele?
O celular é sempre para uso particular, e é apenas um telefone bem contemporâneo, com muitas funções que facilitam nossa vida, se bem usadas... No entanto, lembre-se que, num ambiente, se você estiver falando pessoalmente com alguém, lembre-se que a pessoa prevalece sobre o telefone; neste caso, informe rapidamente que você está falando com outra pessoa e posteriormente retornará a ligação. Não deixe quem está à sua frente esperando, e nem alongue demais a conversa.

. E em lugares públicos?
Celular também deve estar desligado em locais de entretenimento (cinemas, restaurantes, teatros) e principalmente durante reuniões. Se, em seu caso, há uma ligação urgente a receber, avise todos os que participam da reunião que você terá de atender e se ausentar da sala. Isso mesmo: se o telefone celular tocar no ambiente, discretamente saia da sala, atenda brevemente e retorne com o mesmo desligado, como se nada tivesse acontecido...

. Como proceder com e-mails, vale usar linguagem de chat?
E-mail é uma carta, um relatório, e tem valor legal. Portanto, deve ser redigido conforme as normas gramaticais da nossa língua, ou, se em outro idioma, seguindo a regra gramatical. Não tente abreviar o texto ou ainda usar vocabulário de chat. Comece o e-mail com uma saudação (como vai?), use da clareza ao abordar o assunto, feche o e-mail com uma saudação de saída (atenciosamente/ muito obrigado/ sem mais) e acrescente a assinatura, com seu nome, nome da empresa, telefone para contato e o e-mail para retorno. Lembre-se que quem receber o e-mail quer saber de onde veio, e se precisar retornar o contato, terá de adivinhar???

. Beijo, abraço ou aperto de mão?
Cumprimentar pessoas implica em entender o contexto, e por vezes esperar um segundo antes de tomar certas iniciativas. Num contexto profissional, o aperto de mão é a forma ideal; mas há pessoas que tem dificuldade no contato físico, portanto espere aquele 1 segundo para sentir se oferecer o aperto de mão não será visto como invasivo; o que não cabe na relação comercial é trocar beijocas, abracinhos ou outras abordagens que remetam a "farta expressão de carinho", deixe isso para seus contatos pessoais e familiares.

. E quando rola uma saia justa?
As situações delicadas ficam menos difíceis se: a) o tema for discutido somente entre você e a parte interessada (você e seu chefe para falar em salários) b) forem discutidas com os envolvidos fora de momentos de sobrecarga de trabalho (nada de apresentar idéias inovadoras a cinco minutos antes do fim do expediente) c) estiverem bem estruturadas antes de apresentadas (ao demitir alguém, é preciso ter claro o porquê, sem mais delongas) e d) forem concluídas com um gesto de gentileza (agradecer a atenção, mesmo que o pedido não tenha sido atendido de pronto). Estes quatro princípios ajudam a aliviar a carga de situações difíceis e embaraçosas sem perder a compostura e elegância.

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