Esbanje... bom humor



Embora falemos muito sobre reduzir, economizar e controlar, há itens na vida que requerem o oposto para que sejam abundantes na nossa vida. Uma das coisas mais importantes e que pode ser usada com baixa moderação é justamente o bom humor.


Vivemos num mundo onde a maioria das pessoas age por inconsciência, repetindo padrões dia após dia sem analisar onde estão indo e o que querem conquistar. Pois justamente estas são as que vivem no estresse, não prestam atenção na diversão que é a vida e quase sempre se queixam por repetição – nem sempre a razão da queixa é real, muitas vezes é somente a frase esperada por uma sociedade pretensamente modesta. Dificilmente saem palavras de alegria, que suscitam o riso, o relaxamento e a sensação de viver com harmonia e bom humor.


Há logicamente uma grande diferença entre ser bem humorado e ser engraçadinho, “cheio das graças” que cai no ridículo, gera sorrisos amarelos e fica na fina linha entre o constrangedor e o deboche. Ser bem humorado é estar alegre pela vida e contemplar seu lado divertido. Também não é o efeito Poliana, que vê o lado bom em qualquer coisa – embora Poliana tenha sido mais bem humorada que outros personagens conhecidos.


Numa roda de amigos começou-se uma conversa engraçada sobre as modas do passado, o que era “in” há décadas passadas. Um após o outro comentou alegremente sobre os sacrifícios que fez por uma dieta, outro pela marca que era o sucesso da ocasião, mais um lembrando da trilha sonora daquele momento e assim a leveza da conversa apareceu. Não tardou para vir do cenário do passado para o de agora, onde há sim muita moda que nos faz rir. A conversa não era para causar vergonha, mas sim para a risada que temos de nossas cenas engraçadas, nossas escorregadas, falhas, atrasos, desencaixes. Pois que a vida tem destas coisas: não saiu exatamente como era para ser, o outro esqueceu, o presente não serviu, acabou o gelo/dinheiro/paciência... enfim, coisas que acontecem e nos fazem rir – depois que o estrago acabou, claro.


Ser bem humorado é também ver a vida com olhos mais leves, admirando o que ela tem de belo – pois são muitas coisas belas ao nosso dispor, basta ter visão. O bom humor se espalha fácil, retorna para quem o faz de forma gostosa, leve, divertida, tirando algum eventual ranço de fraqueza, medo, incerteza. O bom humor nos lembra que somos muito maiores que os percalços, e imensamente mais fortes que as catástrofes do cotidiano. Passamos por muita coisa, portanto vamos contemplar a alegria – o real desafio da vida.

Comentários

Prof. Francisco disse…
Sorrir nos fazfeliz e contagia a todos, além de melhorarmos como pessoas e profissionais. Parabéns pelo seu blog e trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido