Tudo tem início, e no início as coisas são pequenas

Outro dia orientei um cliente quanto ao negócio que está empreendendo, e a queixa dele era como começar algo sem ter um caso de sucesso ou mesmo um cliente. "Todos querem experiência", argumentou como justificativa para as coisas não decolarem como esperado.
Fato que buscamos serviços que tenham qualidade, ninguém em sã consciência arrisca seu dinheiro jogando pela janela (conscientemente, claro). No entanto, o ser humano é movido pelo novo, pela inovação e o diferente. Um exemplo bem bobinho é a onda daquele treco - não sei o nome correto, perdoem-me - que gira e tem três pazinhas. Vi pela primeira vez isso sendo vendido no metrô e juro que ainda hoje não sei qual a utilidade. MAS VENDEU MUITO!
Ouvi há tempos uma frase ótima: "Não existe coisa inútil". Até a coisa mais tosca pode se transformar num peso para papéis rsrs. O que parece inútil para mim pode ser sensacional para o outro, ou seja, tem mercado para todo mundo. O tal treco que mencionei virou uma febre - e o meu termômetro para isso é ver muito camelô no metrô com o mesmo objeto oferecendo e gente comprando - embora para mim não tenha qualquer apelo exceto como exemplo neste post.
O primeiro vendedor teve que mostrar o "treco", insistir um pouco e depois vendeu um, dois, três... daí criou a experiência. Usando a mesma imagem, penso como Bill Gates foi corajoso criando algo sem experiência prévia e que tinha apelo zero ou menos que isso ainda mostrando para a IBM que era a líder do segmento. Um bom exemplo de humildade e teimosia, ops... persistência e cara de pau.
O que vai valer na interação de venda não é o currículo prévio, a experiência (que pode ser inclusive muito negativa para certos nichos de mercado) mas o seu apelo, o tal approach, a forma de vender e gerar credibilidade. Dica: apresente seu produto/serviço com vontade, emoção, sinceridade e contentamento. É o seu filho ali, o seu desejo se tornando verdade e gerando bem estar à outra pessoa.
É a semente de uma árvore frondosa: pequena e frágil, mas posta no ambiente certo e de forma certa, torna-se um legado. #empreendasemmedo

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