A Lógica das Boas Manicures

Pra quem é homem pode parecer um tema inconsistente, mas já há vários que sabem o valor de uma boa manicure.

E parece um trabalho muito simples, sem grandes dificuldades ou mesmo tecnologia empregada; pode até ser, mas repare que, embora existam muitas pessoas trabalhando como manicures, passe em frente a um salão de cabeleireiro e verá a plaquinha “precisa-se de manicure”.

Curioso. Boas manicures são raras, e parece que não param nos salões. De fato, há demanda até para estas profissionais (falo no feminino porque ainda não encontrei manicure homem...). E o que as faz tão disputadas?

Analisei detalhadamente uma amostra, a Dida. Dida era integrante de salão de cabeleireiro e ali ficou por quatro anos, até alçar vôo próprio. O vôo deu certo, Dida atende em domicílio e comprou uma moto para facilitar o deslocamento e fugir do trânsito, sem falar que faz o tempo render.

Ela tem sempre a pontualidade: chega na hora marcada, sorridente, tudo em ordem na maleta de manicure. Esmaltes novinhos, materiais higienizados, que ela ainda abre a possibilidade da cliente preferir o próprio, mas os dela estão excelentes. Não é “perguntadeira” mas passa longe de reclamar da vida e do governo. Concentra-se no que faz para não machucar a cliente e une custo-benefício muito bem, a ponto de ter agenda semanal cativa, clientes novos aguardam quando ela tiver um horário livre. E assim ela vai aumentando seus proventos.

E ainda há quem diga que ser manicure é algo “simples demais”... Assim como outras profissões ditas “simples”, como motoristas de táxi, cozinheiros, e acredite: até professores...

Há muito o que aprender com quem faz um trabalho bem feito, seja o que for. As boas manicures sabem disso e fazem do seu dia a dia excelente benchmarking para si mesmas, mesmo sem saber o que isso significa. Elas sabem que o foco é a cliente, e procuram fazer seu melhor para satisfazê-la sempre, mudando, inovando e trazendo elementos que fidelizem ainda mais esta relação.

Sendo ou não manicure, traga esta lógica para sua relação profissional e veja os resultados...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido