Surrender your heart

Entregue seu coração, esse é o título deste post e de uma música charmosa dos anos 80, da banda Missing Persons. Mas o interessante da frase – inclusive da letra da música, que você pode ouvir bem em diversos sites alem do youtube – é a ideia de entregar seu coração a alguém. E esse alguém pode ser a si mesmo.

O coração é dito como sendo a morada das emoções e tudo o que foge a lógica. A história mundial prova isso e justifica muitas ações como “forças do coração”. Fato é que o tempo passa e sempre há uma história de alguém que literalmente entregou o coração a algo ou uma pessoa, seja por um ideal ou sonho, por uma sensação efêmera ou eterna. Foi uma entrega, e das boas.

Enquanto escrevo este texto tenho feito a leitura do novo livro do Deepak Chopra e Debbie Ford (há mais uma autora mas confesso que ainda não cheguei na parte dela, portanto o nome me foge), o Efeito Sombra. Ali há muitos comentários sobre o poder das emoções e a força das mesmas em fazer a vida seguir dividida em luz e sombra, como em sistemas polarizados – o bem e o mal. O livro alfineta este conceito e traz luz para que a sombra esteja clara e visível, pois não é boa ou má; simplesmente é resultado da polaridade, que deixa de ter razão de ser quando tem a luz do amor.

O amor que clareia – e faz a rendição do coração – não está fora das pessoas, mas sim dentro delas e se espalha para além de nós mesmos. Daí que entregar o coração não signfica(ria) delegar o amor e os sentimentos a outra pessoa ou conceito; seria mais fácil entender isso como sendo a permissão de cada um de nós a sentir esta imensa sensação, que só o amor é capaz de proporcionar e é o sal da vida.

Não temos o amor fora de nós – temos em nosso coração. Ele é a morada e origem do sentimento, que pode ser potencializado no contato com algo que dispara a existência desse amor latente, que sempre ali esteve mas vivia na sombra, contido. Quando há a chama – sparkling – o amor transborda e enche o coração, que pede para ser entregue ao sublime exercício de exercer o amor plenamente. Nem precisa comunicar ao outro que o amor está saindo e o coração está entregue, a própria acepção do termo estabelece isso.

Deixe que o amor que está no coração seja entregue a quem de direito – um lindo fim de tarde, um sorriso de criança, um rabo abanado de cachorro alegre, um projeto feliz, um amor de verão ou do fim do inverno. E a trilha sonora pode ser a música em questão, cuja letra eu traduzo aqui:

Não é minha imaginação
Não é uma situação de vitória
Não tem como fugir disso, do meu amor.

Eu tenho você rodeado pela minha devoção
Tenho você capturado pela emoção
É impossível continuar sem amor

Entregue seu coração para mim
Entregue seu coração, por que você não percebe que é
A única maneira de existir
Entregue seu coração, eu não entendo por que
Você nunca se entrega a mim?

Minha decisão é firme
E sei que sou capaz de mantê-la
E quanto mais você conseguirá permanecer
Sem amor?

- fica a pergunta para você um dia responder...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido