Quatro passos
Quando sou perguntada sobre "fórmulas de sucesso", o que me vem à mente e tem provado trazer resultados também acompanha quatro etapas, a saber: definição, concentração, foco e ação. Quatro elementos sequenciais que formam o quadrado, a base para o crescimento de idéias, projetos e resultados bem-sucedidos.
Definição vejo como o primeiro, pois sem a clareza do que se quer não se vai a parte alguma. É preciso definir bem o desejo, o projeto, analisar os riscos, os resultados, e acima de tudo ouvir o músculo fundamental em uníssono com a cabeça: o coração. Isso vale também para as decisões materiais, empresariais, financeiras. O coração pode e deve ser mais usado como termômetro e bússola para as definições. E o detalhe fundamental é que sem esta clareza todo o resto naufraga mesmo.
Concentração para que o que foi definido aconteça é fundamental. O esforço tem que estar num único vetor, por mais que existam múltiplas possibilidades dentro de um mesmo tema. Concentrar implica no conceito geométrico de "para dentro", dentro do que foi definido como plano de trabalho. O oposto, a dispersão, tem sido responsável por muitos projetos nunca saírem do papel - afinal, mente dispersa não leva a lugar algum.
Foco pode parecer repetir a concentração, mas não é. Foco implica no olhar, no direcionamento constante e preciso do que se quer. A melhor imagem que representa isso é o olhar da águia quando avista sua presa: é dirigido, mas vê ao redor a plenitude do cenário por conta dos predadores que também devem ter visto a caça.
Comentários