Dia do Trabalho

E a semana começa já no ritmo de feriado, que acontece no dia 1, e estende pela sexta 2 - convite inapelável ao enforcamento. Como já cansei de ouvir, "nada melhor do que não fazer nada para comemorar a data", daí já viu.

Mas é interessante pensar no que é o trabalho, aquilo que na linguagem popular todo mundo quer se livrar, e quando a aposentadoria chega fica-se a pensar "como era bom"... O trabalho, seja rentável ou não, é a grande porta para a realização de cada um. O trabalho de casa, o trabalho em empresas, externo, ou mesmo no home office, todo ele tem a característica maravilhosa de ser o canal que apresenta nosso potencial para o mundo.

Trabalhar é muito bom, embora poucos admitam. Faz com que possamos nos sentir vivos, produtivos, capazes, independentes. E tem o mérito fantástico de trazer à superfície muito de nós, por mais difícil ou desagradável que seja o trabalho que fazemos.

Falo isso porque esta semana anterior li com muito prazer (ops, acho que esta palavra não resume bem, troquemos por "satisfação") os dois livros da Raquel Pacheco, former Bruna Surfistinha; o que me encantou foi que ela tirou satisfação, crescimento e mesmo um perfil profissional que será importante para a caminhada dela daqui pra frente. Ela não conta uma história triste, de quem não tinha escolha, nada disso. E descreve perfis divertidos, pessoas, culturas, coisas que colorem o mundo, seja qual profissão for.

Não é pra enaltecer esta profissão que por muito tempo foi a base para Raquel; mas é pra fazer pensar sobre tanta informação e crescimento que o trabalho traz.

E o trabalho tem outra característica legal, divertida: as pessoas envolvidas. O chefe, colegas, clientes, fornecedores, todos estes mostram um pouquinho de si mesmos nestas interações, expõem na medida que querem, mas ainda assim não controlam isso, sai naturalmente. Por isso é que muito de nossas amizades começa no contato profissional.

Com tudo isso só posso dizer que a pausa do feriado do dia 1 vale pra pensar em como lidamos com nosso mais puro canal de expressão. Você está feliz com seu trabalho? Curte? Tem perspectiva para inovar, fazer diferente? Aproveite este dia, e se tiver a "ponte" da sexta mais ainda para pensar em tudo que o trabalho nos traz e pode trazer ainda mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Jaya

Acomodação ou Acomodamento?