Ajudas

Depois de um longo e extenso tempo sem postar mensagens, a primeira idéia que me veio foi dentro da perspectiva das finanças pessoais, tema ao qual me dedico em pesquisas e cotidiano. Mas pensando um pouco além me veio a idéia de abordar algo que é tão comum – ajudar – e que vejo em muitos casos ser desperdiçado.

Como assim?

Eu lembrava de um momento no ano passado quando encontrei um amigo de longa data que há tempos não via; ele estava dividido em tentar ser agradável e ser espontâneo. Prevaleceu a primeira opção. Não era espontâneo, estava cheio de culpas e dores, físicas e emocionais. Mais sugava do que ofertava, até por conta deste quadro. Nem precisa dizer que a minha primeira vontade era fazer algo, o que quer que fosse para melhorar aquele cenário triste.

Mas eu optei por não interferir, o que poderia significar não ajudar. Só ouvi, calada, sem emitir juízo de valor ou criticar o pensamento dele que estava contaminado com o ego, com o medo que só o ego tem. Qualquer comentário, por mais bem intencionado que fosse seria mal compreendido, ouvido como ironia ou desqualificação dos problemas que ele apresentava. A infelicidade dele não poderia ser contrariada naquele momento.

Neste contato lembrei de uma leitura sobre ajudar o outro do Osho, no qual ele diz que somente deixar o outro ser já configura um auxílio. Há quem precise vivenciar este momento ruim seja para acordar agora ou daqui a muitas luas, mas o tempo de cada um é como se diz: de cada um. Naquela hora só seria útil para todos nós, eu e ele, ouvir sem emitir opiniões ou querer corrigir.

Há quem não consiga somente ouvir e precise interferir. O pior é que a interferência vai soar como invasão e mais problemas acontecerão por conta disso.

E como é dito por tanta gente iluminada do passado, a melhor maneira de ajudar o outro é começar por si mesmo, sendo um exemplo.

A outra forma de ajudar é desejar o bem do outro, sem que ele saiba.

Depois disso, deixe a inteligência do universo se revelar na hora certa e com o comentário certo, que só a vivência e experiência podem trazer para quem precisa.

Ou para quem quer ver...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido