E aí, vai de bife?


Depois de falar de quaresma, fica parecendo lição de moral ou algo com teor religioso, mas não é. Eu hoje lia sobre a influência de alimentos nas pessoas – e inclusive vai ter um programa na TV falando sobre isso nesta noite – pra pensar que a questão vegetariana vai além de simplesmente poupar carnes.

Uma experiência pessoal: durante anos fui fissurada em comer carne, do jeito que fosse apresentada e de qualquer maneira. Nisso entenda que poderia ser malpassada, ao ponto e bem passada. Chegava a salivar só de pensar na possibilidade de fechar a noite traçando um baita prato com carne. Churrasco então, era o delírio! O detalhe é que eu me sentia extremamente bem depois de comer carne, a ponto de ser uma super-heroína mesmo, capaz de qualquer coisa. Poderia ficar sem dormir noites inteiras (coisa que eu fiz enquanto trabalhava na redação da FT) e mesmo dançar horas a fio sem me cansar.

No entanto, o corpo apontava o excesso de carne e derivados de forma curiosa: espinhas espalhadas pelo corpo, suor forte, oleosidade nos cabelos e pele, unhas fracas e quebradiças. O humor era de extremos – ora muito alegre, ora muito triste – e eu ficava triste com grande facilidade. Guardava muito mais mágoa do que hoje, e ficava remoendo o passado procurando culpados, algozes e imaginando como seria o processo vingativo que mereceriam. E eu sentia tudo isso como normal, pois era o hábito da minha vida naquele momento.

Fato é que ter um animal de estimação foi o primeiro passo para mudar muita coisa. Eu peguei uma cachorra, a Kyra, e depois de ter um bichinho em casa, do qual eu cuidava e pensava que ela era tão quadrúpede quanto os bois e derivados criados para consumo é que houve um questionamento.

Será que eu teria coragem de matar a Kyra pra comer?


A resposta era óbvia que não, jamais eu faria isso. Mas indiretamente matava diversos animais diariamente, até cinco vezes ao dia – algo que era como um deleite gastronômico, imagine! – sem no entanto ver uma gota de sangue, já que os bichos vinham embalados hermeticamente. Manusear um frango cortado, sem cabeça ou pés, diminui a culpa de qualquer pessoa. O mesmo vale para as bistecas de porco, que parecem ser comida de gente mesmo, afinal não tem a cara do porquinho pra me culpar.

Ainda em casa minha família tinha duas calopsitas, aves como o são as galinhas. OK, calopsitas cantam, voam, são coloridinhas e interagem com as pessoas. E as galinhas, são diferentes? Já ouvi histórias de quem criava galinhas que atendiam quando se chamava o nome, com temperamento e tudo o mais. Eu não admitiria comer as calopsitas, menos ainda pensar na hipótese de matar uma galinha pra comer. E coelhos? Delicados, olhos vermelhinhos... um dia vi um coelho sem pele no setor de carnes do supermercado aqui perto e quase tive um treco. Pedi ao açougueiro pra pelo menos não “ exibir” aquilo, já que quem come isso sabe bem como é e não precisaria desta imagem, e para quem não gosta seria melhor ser poupado deste horror.

Mas um fato era inegável, eu sentia falta de comer carne. Neste meio tempo surgiu o famoso livro da dieta do tipo sanguíneo, e o meu tipo era descrito como o “total carnívoro”. Isso talvez explicasse o fato de eu nunca ter passado mal mesmo quando comia cinco quilos de carne malpassada – e todos os outros convivas morriam de dor de barriga – e o máximo que eu poderia sentir era o aumento de peso. Pra uma pessoa originalmente macérrima, ganhar um quilinho não fazia mal algum.

O que me fez parar de comer carne alucinadamente foi a culpa, devo admitir. Ainda hoje escorrego se me for apresentado um prato maravilhoso e suculento, portanto evito este tipo de confronto. Certos animais nem passam mais pelo meu pensamento em se tornar comida, como é o caso do porco, do coelho, do carneiro; mas eu ainda tropeço se aparecer uma costela de ripa, confesso.

O visual da carne é apelativo, mas eu fico hipnotizada pelo poder que o cheiro de carne preparada tem. Cheiro de churrasco, aquela coisa embriagante, me tira do sério. O detalhe é que freqüento um lugar que é churrascaria e tenho conseguido manter a sanidade mesmo em meio a um festival de espetos de cadáveres aromatizados com toda a boa intenção de satisfazer os clientes.

O ponto final da carne – que pude entender claramente depois de ter deixado o consumo de carne ao quase nada – é que ela realmente afeta o equilíbrio. Quando comia carne eu era a “risca faca”, procurava briga, crítica e oportunidade para uma boa celeuma. Minha experiência pessoal aponta a carne como excelente combustível pra bater boca por horas, e despejar imensos fluidos de conflito e belicosidade. A redução da carne coincidiu com uma calma maior nos meus processos emocionais, bem como num uso inteligente das relações com as pessoas. Percebi que fazia mais com menos, e não queria mais controlar tanto as pessoas ao meu redor.

Sinto que a ausência da carne na minha vida deixou um espaço para outros sabores – o da mudança na textura da pele, agora mais viva; o cabelo mais brilhante e uma sensação de leveza, algo difícil de mensurar mas maravilhoso em sentir – e uma paz por não contribuir para um sistema que traduz sofrimento animal em desempenho financeiro. OK, sei que há abatedouros um pouco preocupados com o bem estar dos animais... mas não são a maioria, e sinceramente acho que não estou perdendo nada deixando os bichos livres para viverem seu ciclo sem se tornarem vítimas do humano. Definitivamente, meu bife não vale uma vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, é para dizer “saúde” depois do espirro ou não?

Acomodação ou Acomodamento?

Parábolas de gestão empresarial – autor desconhecido