Foco: concentra que o resultado vem!
Antes de tudo, vamos esclarecer: a
proposta aqui não é ficar em posição sentada por uma hora repetindo o mantra “vem
cliente, vem cliente, vem cliente” – e não se trata de ironizar técnicas
meditativas, mas sim entender o poder incomensurável do FOCO para quem quer
enriquecer.
Ponto importante: vamos entender o
que não é foco. Passa longe de ter uma única ferramenta mil e uma utilidades e
só usar isso em todas as situações. Também não é uma postura teimosa, agarrada
a uma única coisa por anos a fio; saiba que a história de Thomas Edison é contada de forma
equivocada: ele inventou a lâmpada após mais de dez mil tentativas, mas neste
tempo criou invenções que trouxeram muita renda a ele, como o fonógrafo, objeto
que deu origem às antigas vitrolas, entre outros exemplos de inventos que deram
a ele um excelente retorno financeiro – e não ficou só com a lâmpada na cabeça.
Foco é algo maior, ligado a um objetivo e que pode ter vários caminhos para ser
alcançado, mas pede alta atenção e baixa distração.
Muitos empresários, empreendedores
ou não, tem dificuldade em manter o foco e se queixam de agir errado. Para
facilitar e entender de forma bem prática, vão algumas dicas para seu foco ser
definido, e a partir disso, potencializar energia para sua riqueza e sucesso:
1. Comece determinando claramente o
que você mais deseja alcançar. No caso de Thomas Edison, a luz incandescente
tornou-se objetivo por ser a forma inteligente de uso da eletricidade. O que
Edison desejava era, em suma, fazer uso inteligente e rentável da energia
elétrica vinda de geradores de óleo. Assim, ele determinou o que queria fazer. Desta
forma, saiba que ele é o criador da bateria elétrica de automóveis, caneta de
tatuagem, estradas de ferro eletromagnéticas que são a base dos sistemas
metroviários além da lâmpada e toca discos.
Esta tarefa é considerada a mais
difícil porque pede uma análise criteriosa da sua vontade pessoal em realizar o
objetivo. Tire um tempo razoável para pensar como você se vê em cinco anos,
como vê sua empresa e concorrentes, além de analisar o mercado consumidor. Vai
ser, partindo desta visão abrangente, o ponto de conversão da sua visão no
foco.
2. Cuidado com teimosias
disfarçadas de persistência. Há quem coloque na cabeça que seu negócio é
inovador e vai ser a Roda da Fortuna sozinho, como num milagre – mas o milagre
não está dando os resultados esperados. Você tem notado que concorrentes
mudaram abordagens, começaram a prospectar novas possibilidades... e você está
apegado ao sistema que talvez no passado tenha sido realmente um sucesso. Tenha
humildade em analisar se não está com apego a uma ideia ou forma de agir,
deixando de lado as mudanças que serão fundamentais para o seu sucesso.
3. Tenha uma abertura sem sair do
foco. O próprio Edison criou inovações que não imaginava inicialmente enquanto
buscava o caminho para sua lâmpada. O mesmo pode se aplicar a você. Não faltam
histórias de empreendedores que começaram com um determinado segmento e viram
que havia uma carência que desconheciam – e resolveram criar a solução, sendo
esta muito melhor do que haviam imaginado ser o negócio principal.
Um exemplo
contemporâneo disso é o Google, que começou sendo um programa capaz de compilar
rapidamente informação com palavras chave. Detalhe que além do Google haviam
outros sites até mais rápidos, porém a equipe do Google percebeu o potencial
para propagandas além da interação com smartphones, e dali a conversas entre
usuários. A seguir empregou tecnologias de rastreamento e assim nasceram Google
Maps e outros aplicativos de orientação espacial que se tornaram cotidianos
para nós. O foco do Google era usar a internet para gerar resultados – e com
isso abriram negócios altamente rentáveis que a princípio desconheciam.
4. Acontecem distrações, e saiba
usá-las a seu favor. Quem quer enriquecer empreendendo tem que inovar, e para
isso observar o que o mercado está pedindo, o que as pessoas estão pensando,
comprando, desejando. Como equacionar estas observações, pesquisas e produzir
no cotidiano? Determine com seu objetivo o público alvo e o mercado, daí separe
um tempo semanal (ou diário) para literalmente, “observar sua caça”. Veja,
leia, ouça, observe o seu consumidor, o mercado onde vai atuar. Leia a
respeito, converse com amigos e passe a conhecer – inclusive e principalmente
via mídias sociais – quem vai ser o seu cliente. Para não fugir do seu foco,
lembre que é uma tarefa com tempo determinado.
5. Foco para enriquecer
empreendendo pede ações correlatas. Cuidado quando dizem “concentre tudo numa
única bala, num único tiro”, porque o risco de erro é grande; neste caso,
analise cenários correlatos de onde está atuando. Um exemplo para quem empreende
na área da saúde é criar negócios ou operar em setores que sejam dentro do
conceito saúde. Muita gente que comercializa equipamentos odontológicos acaba
por incluir parcerias com serviços de suporte à atividade odontológica, numa
sinergia de resultados onde todos ganham com seu trabalho. Lembre que é bom ter
um Plano B, desde que seja algo relacionado com o negócio principal.
6. Foco significa fazer ajustes
sempre que necessário, ou seja, o tempo todo. Quem opta por enriquecer
investindo no mercado financeiro – com o objetivo de alcançar uma meta de valor
em determinado prazo via mercado de capitais – sabe que as ações ganham e
perdem valor conforme o cenário, e assim operadores analisam o que fazer e como
fazer o tempo todo. Isso vale para você que quer fazer uma escala épica para
seu empreendimento. Encare como um desafio e lembre que a única constante é a
mudança.
7. Foco é confiança, sobretudo para
enriquecer. Haverá muita gente contestando suas opiniões, sua postura e
desacreditando do que pretende realizar, sobretudo se for claramente sua
escalada de riqueza financeira. A dica aqui é: saiba diferenciar opiniões
positivas para alinhar o negócio, e separar quem nada entende mas dá palpites “para
ajudar”. Todas, absolutamente todas as pessoas que saíram de um quadro de
dificuldade financeira e venceram com seus empreendimentos ouviram muito mais
opiniões contrárias – “se desse certo o mundo estaria cheio de milionários” –
do que palavras motivadoras. Faça seu cérebro límbico, que é o campo das
emoções, ser subserviente ao seu córtex, que é a área pensante. Isso é foco.
8. Foco é simplificar para aproveitar
a jornada. Quando você determina o que quer fazer, o objetivo traçado a
alcançar notará que perguntas voltando para o passado, ou dispersões deixarão
de ser comuns porque você estará voltado para o que realmente importa, mesmo
analisando o cenário (a distração controlada para conhecer o mercado) e irá
perceber tudo isso como um desafio. Numa analogia, é dito que melhor que
escalar o Everest é o trajeto, com a superação a cada passo. O mesmo tem
semelhança com sua jornada de foco no resultado. É líquido e certo: mantenha o
foco, faça o que for preciso e coloque sua energia para seus negócios trazerem
resultados e riqueza como você sempre sonhou. Faça e verá.
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