Ano de Copa, ano de eleições... ano de oportunidades e bons negócios!
Sim, o ano de 2018 terá
Copa do Mundo e Eleições, como acontece a cada quatro anos. Longe de analisar
como um problema - dias que a equipe não irá trabalhar, compensações, etc. - o
empreendedor que sabe da importância da Saúde Financeira vai usar isso a seu
favor: gerar oportunidades, estreitar o contato com clientes e ser parceiro
para novas frentes de negócios. E como fazer isso?
O primeiro passo é planejar tendo uma meta a alcançar: como quer chegar
no fim de 2018? Mais clientes de algum segmento específico? Mais consultoria?
Maior faturamento? Quanto mais (porcentagem ou número absoluto, não importa)? O
ponto fundamental para que sua ação ao longo do ano dê certo é justamente saber
o que quer ter como resultado, portanto não saia fazendo calendário da Copa ou
qualquer outra ação sem ter um objetivo muito específico e claro.
Tendo o plano de quanto quer crescer e como, pense nos eventos da mesma
forma que fazem as empresas multinacionais anunciantes que tiram proveito
inteligente: crie comunicação com sua base de clientes não só para estes
eventos grandes como para dar suporte a eles como parceiro de negócios. Seus
clientes tem clareza do que você oferece a eles? Um exemplo beeem simples é o
famoso Imposto de Renda, que todo ano precisa ser
declarado e há muita gente que vai procurar um profissional capacitado, um
escritório preparado - e daí temos uma porta para novos clientes, novas
oportunidades. Faça o primeiro gol deste campeonato já se preparando para este
evento fiscal memorável (sem trocadilhos).
Lembre que a comunicação com seu cliente deve acontecer o ano todo,
portanto pense em como usar as redes sociais a seu favor: já pensou em ter um
blog com dicas sobre tributação? Algo que pode ser alimentado a cada 15 dias
com informações capazes de estimular a leitura do seu cliente e até servir como
uma boa propaganda. Outra coisa simples e eficaz (muito eficaz aliás) é o
famoso cartão de aniversário, que hoje é digital, ou ainda lembrar de forma
específica sobretudo se é aquele cliente de anos a fio. Que tal um convite para
um café ou happy hour por conta desta data?
Já pensou em promover um encontro dos clientes para falar sobre negócios?
Pode ser algo simples, num café ou restaurante se não houver espaço adequado no
seu ambiente (ou se você tiver home office). As pessoas gostam da conversa face
a face (e não só no face...book), e mesmo que poucas pessoas estejam presentes,
documente, fotografe e comente nas redes sociais de forma profissional - não é
para comentar a roupa do cliente! - para criar uma periodicidade e mesmo
expectativa. Muita gente vem fazendo isso, nas mais diversas áreas, com
resultados interessantes em captação de novos clientes e estreitamento de
relação com sua base.
E as eleições? Bem, elas acontecem aos domingos, o que pode impactar
pouco na sua rotina de escritório, mas cuidado com posicionamentos políticos
que venham a estragar todo o seu trabalho de aproximação. Uma dica preciosa: só
faça campanha para alguém se você for candidato e olhe lá. De resto, lembre que
a vida e o trabalho irão seguir firmes não importa quem mudar desde que você
faça a sua parte confiando energia e vontade para fazer o melhor sempre.
Quer resultados diferentes, faça coisas diferentes... mas com
planejamento antes!
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