Mitos sobre produtividade no trabalho que atrapalham sua performance profissional
Com
certeza você lê e ouve sobre como fazer o dia render mais, o que fazer para
mostrar sua capacidade no ambiente organizacional, como esticar o tempo,
melhorar comunicação e outras comuns ferramentas do dia a dia corporativo.
Algumas dicas realmente ajudam, mas outras podem deixar seu dia mais engessado
e geram retrabalho. Veja se estão interferindo na sua vida:
Chegar muito cedo, ficar até tarde
mostra seu empenho – Cuidado com esta
armadilha extremamente comum que pode até tornar-se viciante. É compreensível
que devido a um grande volume de trabalho tenhamos períodos nos quais um
esforço extra seja necessário, mas procure estabelecer até quando será preciso
trabalhar numa carga maior. A produtividade ideal é aquela na qual você realiza
tudo o que precisa e implementa ideias, sugestões e novidades no tempo
regulamentar de modo geral, até porque trabalhar demais não significa produzir
muito mais. O cansaço existe, requer descanso para que sua performance não abra
brechas para erros e retrabalho. É totalmente possível ser responsável,
produtivo e assertivo atuando com qualidade sem abrir mão do bem estar.
Começar o dia lendo mensagens para
resolver as urgências – de fato, hoje
temos uma demanda de e-mails altíssima, o que faz muita gente começar o dia
lendo as mensagens. O problema é quando a pessoa não estipula um período de
tempo para esta tarefa e se descuidar ou distrair terá perdido toda a manhã
somente respondendo e-mails. Experimente separar um período de 30 minutos
dedicados a esta ação, volte ao que precisa ser feito e é importante, e
posteriormente continue a responder ao longo do dia. A primeira olhada nas
mensagens auxilia a selecionar quais precisam de resposta urgente, outras
requerem uma resposta que indique “sim, eu li e tomarei providências” para que
posteriormente você redija a melhor resposta e elimine o que não interessa.
Lembro que a pressão por responder mensagens gera um alto desgaste, deixando você
cansado já nas primeiras horas produtivas.
Ser muito sucinto nos e-mails porque
ninguém tem tempo para ler – Realmente mensagens
eletrônicas tem o mérito de rapidamente esclarecer, informar, solicitar e dar
acompanhamento. No entanto, cuidado com mensagens onde tudo está subentendido,
ou que não tem uma abertura agradável, pois frases únicas do tipo “mande para
mim o orçamento” sem uma saudação e um agradecimento transmitem falta de tato.
Se o assunto a tratar requer aprofundamento, procure escrever no máximo três
parágrafos, onde apresenta a questão, propõe uma solução e solicita resposta.
Assine sempre colocando um telefone para contato e e-mail para retorno.
Fazer uma coisa de cada vez – Hoje temos pouca paciência, muita cobrança e
sobrecarga para as mesmas horas desde o início dos tempos, daí que dificilmente
conseguiremos fazer uma única coisa e depois outra... Mas não caia na tentação
de querer resolver tudo ao mesmo tempo agora; analise o que fará com o tempo
que dispõe levando em conta a demanda da sua rotina. Sim, haverá momentos nos
quais você estará redigindo um e-mail e pensando em quem precisa
retornar a ligação – neste caso, termine a frase, escreva num papel “ligar para
fulano” e termine seu e-mail. Em seguida, ligue para a pessoa, pois assim você
não esquece o que está pulsando na sua mente como importante. Nossa mente tende
a trazer muita informação ao mesmo tempo, e isso é que dá a sensação de
sobrecarga. Ajude a mente a fluir escrevendo o que precisa fazer e vá riscando
os itens à medida que vai resolvendo. No fim do dia, você terá a prova que seu
sistema fez o trabalho render bem mais.
Lembre-se
que seu tempo no trabalho é precioso, são horas nas quais você realiza,
empreende, concretiza e agrega valor seja para seu negócio ou para a empresa na
qual está empregado. Usar os recursos da internet, do tempo e tecnologia, bem
como seu potencial, dependem da sua escolha consciente. Estar consciente faz
parte de uma vida com qualidade e resultado. Pense nisso!
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